segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NO LIVRO DE GÊNESIS ENCONTRAMOS A PRIMEIRA MENÇÃO DA VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO



Nos posts anteriores discorremos sobre como as Escrituras revelam que Jesus sendo Deus (Filho), desde o princípio com Deus (Pai), se fez carne e habitou entre os homens e isto Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16). Também assumimos o compromisso de citar as passagens que tratam da Sua primeira vinda, desde o Antigo Testamento. Tais passagens foram inicialmente proféticas e ao mesmo tempo em que anunciaram e ensinaram que Ele viria, porque Ele viria, em que determinado tempo viria, onde nasceria ou mesmo como nasceria também trouxeram muitos esclarecimentos sobre os vários aspectos do caráter da Sua vinda.
A primeira menção da vinda do Salvador encontra-se no primeiro livro da Bíblia chamado de Gênesis, e antes de citarmos o texto que contêm esta passagem é importante fazermos algumas considerações.
No livro de Gênesis lemos como Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há, e ao final de cada ato criador, excetuando o segundo dia, encontramos a expressão: “E viu Deus que isto era bom.” Com a criação do homem e da mulher, como ato final da Sua criação, lemos a seguinte declaração: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” Portanto, não resta dúvida quanto à qualidade de tudo o que Deus criou. “Era muito bom!”

Tratando-se de Adão, o primeiro homem criado por Deus, quanto ao âmbito de sua esfera, fora entregue às suas mãos o governo de todas as coisas e este tendo sido colocado no jardim do Éden, recebeu de Deus a responsabilidade de cultivá-lo e de guardá-lo. Um irmão querido recentemente me perguntou se eu havia me atentado à responsabilidade de Adão ser extensiva tanto ao cultivo quanto à guarda do jardim, fato que me despertou a este respeito. A ordem e a necessidade de se cultivar o jardim é compreensível, mas guardá-lo? De que? Havia algum mal rondando aquele paraíso a ponto de nosso primeiro pai Adão ter de guardá-lo? Que estranho não? Fiquemos com esta pergunta por enquanto, pois no decorrer deste artigo vamos procurar elucidá-la.

Pois bem, naquele bom começo, teria o homem que observar somente uma ordem:

"Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

(Gênesis 2: 15-17)."


Esta passagem da Bíblia, inclusive é utilizada em alguns cursos de direito, onde é citada como a primeira lei e a primeira sanção penal. Não comas (primeira lei); pois morrerás (primeira sanção penal).

A partir do capítulo 3 deste livro vemos surgir um personagem estranho e dissimulador, o qual é chamado de “a serpente.” Em outras porções bíblicas somos esclarecidos que este personagem tratava-se de Satanás, portanto ai está o porquê da necessidade de Adão guardar o jardim, pois ali já havia um inimigo. Ao continuar lendo este capítulo somos informados como nossos primeiros pais, em cúmplice rebelião com a serpente, caíram na desobediência da única ordenança que lhes fora imposta por Deus. Nota-se pelo relato que, provavelmente, Eva estava próxima da árvore do conhecimento do bem e do mal a olhando com interesse, quando foi abordada pela serpente que lhe enganando a induziu a comer do fruto e depois de comê-lo, Eva tomou do fruto e o deu a Adão e este também comeu. Tão logo comeram do fruto, diz o texto sagrado, seus olhos se abriram e perceberam que estavam nus!  Com isto entendemos em parte o porquê do homem ter se tornado o único ser da criação que necessita de roupa, tanto para cobrir sua nudez, quanto para protegê-lo das intempéries climáticas. A este respeito o irmão Antonio Marcos diz:

"O fato é que o casal em seu estado paradisíaco encontrava-se envolvido por algo que dizia respeito à própria glória de Deus. 
Notem que quando o apóstolo Paulo refere-se ao estado de perdição que agora o homem exibe, ele não diz que o homem carece do perdão de Deus, ou que carece da redenção, ou que carece da salvação, embora tudo isto seja verdade. Mas ali, no texto inspirado em Romanos 3, versículo 23,  encontramos a impressionante expressão: ‘carecem da glória de Deus!...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,...’ (Rm 3.23)  

Assim deduzimos que o que envolvia o casal em sua condição original era algo da própria glória de Deus. Quem sabe, um resplendor da glória de Deus!
É evidentemente digno de nota que, ao final, quando Deus obtém o excelente resultado de seu trabalho; sua obra concluída na qual, todos nós, os que nEle cremos fomos envolvidos, o que se vê?

Com o que nós nos deparamos? Com o fulgor de Sua própria glória!

‘...e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina...’ (Ap 21.10-11)."



Em outras passagens somos informados que por causa deste lamentável ato, houve a entrada da morte no mundo, e a morte passou a ser experimentada por toda a raça humana (os descendentes de Adão). Assim, o homem que tinha tudo para continuar sendo coroa da criação, tendo se aliado ao inimigo, caiu em desgraça e além de ter se tornado mortal, estendeu a morte a toda a sua descendência.

O leitor atento das Escrituras verá no versículo 8 deste mencionado capítulo, que Adão e Eva  ao ouvirem a voz do SENHOR Deus, se esconderam por entre as arvores do jardim. Ele, entretanto, amorosamente procura-os, e ao ouvir de Adão que se escondera porque estava nu e tivera medo (é instrutivo notar que a esta altura dos acontecimentos, pelos seus próprios esforços eles haviam feito roupas de figueira para se cobrirem, mas tal providência se mostrou insuficiente, pois não aplacou sequer as suas próprias consciências, situação que até hoje ocorre com aqueles que procuram reparar por seus próprios esforços o que de errado fazem para com de Deus), o Criador pergunta a Adão se este havia comido da arvore que Ele ordenou que não comesse. A resposta foi a pior possível, denotando que o homem normalmente além de não assumir seus erros para com Deus, culpa a outros por suas falhas, e em última estância atribui a culpa de seus fracassos, injustamente, ao próprio Criador. “A mulher que me deste.”

Em seguida, após também ouvir os argumentos da mulher,  o SENHOR Deus passa a proferir Seus juízos como lemos nos seguintes textos:

"Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (grifo meu). E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.  Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.  No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás."
(Gênesis 3: 14-19).


NOTA: Deus disse para Adão que a terra ser tornara maldita por sua causa, assim entendemos que tudo o que Deus fizera anteriormente “era muito bom", todavia depois da queda, toda a criação estava comprometida e se tornara maldita por causa da transgressão do primeiro homem.

Entretanto, quero chamar a atenção para o início dos juízos proferidos por Deus, quando Ele faz a primeira menção da vinda do Salvador, dizendo à serpente:

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Neste versículo lemos que apesar do homem ter se aliado ao maligno e transgredido a única ordem que recebera, tornando-se desligado (morto) da vida que é Deus, e que por sua causa a terra havia se tornado maldita, vemos surgir graciosamente uma esperança. O SENHOR Deus afirma que viria Um descendente da mulher, que iria ferir a cabeça da serpente. Muitos estudiosos das Escrituras afirmam ser este versículo um proto-evangelho, enxergando que no tempo determinado realmente veio Jesus, nascido em carne, nascido de mulher, o qual na cruz feriu a cabeça da serpente.

“e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

Colossenses 2:15


Desta forma esta é a primeira menção da vinda do Salvador que encontramos nas Escrituras, logo no início da história da raça humana, demonstrando que apesar dos insuficientes esforços do homem, Deus proveria Um, o qual através de determinado sofrimento venceria a serpente.

Se acaso estiveres se sentindo frustrado em seus esforços para com Deus, os quais a Bíblia sempre declara serem insuficientes, lembre-se, existe um salvador eficaz, Jesus Cristo!

Rubens Rodrigues

4 comentários:

  1. Que cresçamos de fato na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que é um assunto relativo e polêmico porque cada religião, cada ceita, prega uma forma se salvação, ficando assim na minha opinião difícil de saber quem realmente será salvou ou não! Dia desses eu conversava com 2 evangélicos e fui pega de surpresa ao ouvir que somente seguindo os 10 mandamentos não seria suficiente para a salvação porque não conheço as escrituras. Em outra ocasião que fora da caridade não há salvação, porém também eles alegaram que se não conhecer a fundo a Bíblia não há salvação. Então fica complicado porque os Testemunhas de Jeová alegam que a salvação vem da mudança e da exclusão de várias coisas mundanas como por exemplo não misturar o sangue, a não comemoração de aniversario, entre outros. Então penso que somente DEUS poderá dizer quem realmente será salvo uma vez que um assassino, segundo eles se arrepender no momento da sua morte será salvo, mais se ele se arrependeu no momento da sua morte ele também não conheceu as escrituras e ainda por cima praticou os mandamentos de forma errada concorda? Como por exemplo uma Nelson Mandela, uma Madre Tereza de Calcutá, um Chico Xavier não seriam salvos? Não porque não conhecem as evangélicas, por outro lado pessoas que se dizem evangélicos e mantém casos extras conjugais, homossexuais, matam, usam drogas e serão salvos pq conhecem as escrituras. Sei lá pra mim muito injusto, mas quem sou eu pra julgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Elaine, que o assunto é polêmico eu concordo plenamente contigo, e também é verdade que cada religião, cristã ou não, tem visões muito diferentes e não raro totalmente antagônicas, todavia as declarações contidas nas Escrituras nos revelam que a Salvação nunca será obtida por mérito próprio e que ninguém pelos seus esforços pessoais, seja em tentar observar mandamentos, realizar práticas caridosas ou outras boas ações conseguirá alcançá-la. Costumo dizer que esta é a má notícia que a Bíblia nos ensina, por esforço próprio ninguém conseguirá obtê-la. Em contrapartida as sagradas letras nos comunicam a boa notícia de que a Salvação nos é concedida gratuitamente simplesmente por crermos no Jesus Cristo das Escrituras. Isto na Bíblia é chamado de graça! Veja que texto lindo que está na carta aos Efésios no capítulo 2, versículo 8: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus!" O fato de você ler e comentar sobre este assunto denota que anelas pela Salvação e isto é indício de que o Pai muito te ama e almeja que conheças aquilo que em Cristo Ele também realizou por ti. Não tenho outro interesse a não ser que você e outras preciosas vidas compreendam e se apropriem do Mistério de Deus, portanto, caso queira manter um diálogo a respeito, conte comigo prezada. Sobre o assunto ser relativo, recomendo a leitura na minha primeira postagem http://oamordaverdade.blogspot.com.br/2012/04/amor-daverdade-primeiro-artigo-inicio.html feita em 21 de abril de 2012. Obrigado pela visita e pelos comentários! Que o Senhor também te ilumine! Sincero abraço!

      Excluir