segunda-feira, 3 de junho de 2013

A GUARDA E OBSERVÂNCIA DE DIAS COMEMORATIVOS



O texto abaixo foi escrito pelo caro Marcos Ré, tendo em vista as inquirições que lhe foram feitas por alguns irmãos, a respeito da guarda e observância de datas e dias comemorativos. Sob autorização do mesmo, achei por bem compartilhar com todo aquele que se interessar pelo assunto à luz das Sagradas Letras. As citações das Escrituras são sempre da Edição Revista e Atualizada.



Quanto a questão da guarda e celebrações de dias específicos, em primeiro lugar, os cristãos bíblicos não se ocupam com sombras e sim com realidades.
Ouça, por exemplo Colossenses 2:16-17 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo..


A sombra de algo é sempre a projeção de um objeto real, nunca a realidade do mesmo.

Espiritualmente se falando e por uma questão de lógica: Quem está na sombra não pode estar ao mesmo tempo na realidade daquilo que a sombra é uma projeção. 
Por outro lado, quem está na realidade não pode estar ao mesmo tempo na sombra. 



Ouça ainda, Gálatas 4:4-11 ...vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são; mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.



Observe que as advertências dirigidas aos que se ocupam com sombras (datas comemorativas mesmo aquelas provindas da lei) são bem mais sérias e graves aqui em Gálatas, do que as que encontramos na carta aos Colossenses.



Bem, quanto ao domingo, cristãos bíblicos, daqueles que perseveram na doutrina dos apóstolos, desde o período dos próprios apóstolos, reuniam-se aos domingos em casa de algum irmão ou em algum lugar que pudesse conter o grupo para partirem o pão, orarem, expor a Palavra de Deus e estar em comunhão uns com os outros prestarem auxilio mutuo e etc.



Por que aos domingos?

Simplesmente, porque foi o dia especificamente da semana que o Senhor Jesus ressuscitou.
Ora, somos o povo da ressurreição!
Fomos ressuscitados juntamente com Cristo conforme as Escrituras, conforme os ensinos da graça.
Celebramos o domingo então?
Não celebramos dia nenhum, não precisamos guardar qualquer dia, qualquer mês, qualquer ano, conforme prescrito na Escritura, nos ensinos da graça.
Mas, se desejarmos observar aquilo que os apóstolos e as primeiras ovelhas do rebanho praticavam:



Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.



Então, pergunto, qual melhor dia da semana haveria para dar curso a salutar prática que as principais e primeiras ovelhas do rebanho observavam até o final do III século?

Por que não o dia da ressurreição do Senhor?
Por que observar o dia que é uma prescrição determinada na antiga aliança (Lei), exclusivamente imposta aos de Israel, e somente ao povo de Israel, e isso, aos de Israel que ainda se encontram debaixo do regime da lei?



Mas, para o cristão que está compenetrado da Escritura somente, e não se encontra mais sob o peso de penduricalhos da tradição humana religiosa; para este, já não há qualquer dia a ser observado, para este, todos os dias são os dias que o Senhor fez, portanto, alegremos-nos e celebremos Sua Glória diante dEle em todos eles.



Romanos 14:1-14 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.
Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.



Veja o que é dito acerca dos observadores de preceitos cerimoniais da lei e os que creem e praticam abstinências. O texto é claro - São débeis na fé.

Isso não é bom, nada bom. Não é bom ser débil, nem deficiente na fé, muito menos, réprobo quanto a fé. Devemos ter cuidado nestas questões!



Mudando de ares, se quiser partir o pão conosco será aos domingos preferencialmente, não necessariamente. 

Não seguimos dogmas clericalistas, antes, exclusivamente as instruções provenientes das Escrituras, e das Escrituras somente.



E, quanto a esse tal dia celebrado pelo mundo todo como o dia natalício de Jesus. O tal Natal!

Me atenho a uma só questão, não levando em consideração, para o momento, que a data é sem duvida de origem pagã, comprovadamente. Basta conhecer um pouco de História Antiga e a questão se elucida com facilidade.
Bem, voltemos a questão!
Onde nas Escrituras está prescrito que eu deva celebrar o nascimento do Senhor Jesus Cristo em qualquer dia especifico?
Se houvesse tal ensino nas Escrituras, por certo, o dia especifico em que o Senhor Jesus nasceu, estaria registrado, não acha?
Bem, segundo os sinais da narrativa dos fatos quanto ao nascimento de Jesus nos Evangelhos, é certo que Jesus de modo nenhum tenha nascido no mês de Dezembro, visto que esse período em Israel é inverno. Nenhum pastor de ovelhas estaria nos campos de Israel pastoreando qualquer ovelha de seu rebanho, exceto que tivesse enlouquecido por completo e quisesse matá-las de vez.
Pelos indícios da narrativa era verão, portanto, Seu nascimento neste mundo pode ter sido ou em Junho ou em Julho ou em Agosto.
Quanto ao dia especifico do nascimento de Nosso Salvador, silencio absoluto da parte de Deus.
Por que será "hein"?



Saudações nEle.

Marcos Ré

2 comentários:

  1. Oi, nós aqui de novo! Voa mesmo os dias, né...
    Texto excelente quase nada a observar, minha "reclamação" é justamente porque quem não observa ser errado participar e usar a data como gancho cultural para exaltar o nome de Jesus é quase que considerado um pagão em nosso meio. Nenhum problema com quem a data não importa desde de que não julgue e entenda que a questão está no âmbito da liberdade cristã, que o caso aqui do texto.
    Sabemos que grande parte dos que assim pensam(julgam) não estão a se abster da festa por profunda meditação da escritura e impelidos pela convicção da migração da lei para graça. Pois os maiores críticos da comemoração do natal reproduzem arcas, templos, cerimonias e ostentam uma estrela de Davi que não passa de um simbolo mais moderno do que a própria arvore de natal nós moldes de hj. Abração

    ResponderExcluir
  2. Olá novamente Dani! Poderíamos continuar analisando os "prós e os contras" em se observar o natal ou não, entretanto, acredito que podemos e devemos focar nosso interesse nas Escrituras, rogando ao Senhor para que Ele continue abrindo os olhos do nosso entendimento, e continue livrando-nos dos ídolos deste presente século. Forte abraço e obrigado pela visita e pelos comentários! Graça e Paz!

    ResponderExcluir