sábado, 21 de abril de 2012

O AMOR DA VERDADE – PRIMEIRO ARTIGO


Inicio minhas postagens com o texto que me motivou a dar nome ao blog, reafirmando primariamente crer que a Bíblia é a Palavra de Deus. Muitos hoje apesar de professarem esta posição, ao se depararem com este ou com aquele texto que não encontra respaldo prático nas manifestações das igrejas de confissão católica ou protestante a que pertencem, invariavelmente alegam que o que fora escrito era somente para aquela determinada época e contexto, ou pior, alegam que os textos autógrafos (cópias dos originais), foram mudados, demonstrando desta forma que para tais, a Bíblia contém a Palavra de Deus, mas contêm também acréscimos e alterações.  Óbvio que creio na imprescindível ajuda do Espírito Santo para compreendermos as Escrituras, mas creio também que precisamos fazer uma exegese correta das mesmas.  Tal exegese ou análise carece ser feita respeitando o princípio de que “a Bíblia explica a Bíblia”. Com isto quero dizer que precisamos analisar o contexto imediato, mas também analisar o contexto amplo do que está sendo proposto no assunto que estivermos aprendendo.
Quanto à veracidade (canonicidade) dos textos e sua confiabilidade, descanso primeiramente nas palavras de Jesus Cristo que disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Esta declaração encontra-se no evangelho de Mateus, capítulo 24, versículo 35. Além de exercer minha fé nesta e em outras declarações, orientado por um amado irmão chamado Antonio Marcos Monteiro, cristão e teólogo fundamentalista, fiz determinada pesquisa sobre a confiabilidade das Escrituras que temos hoje em mãos, mas pretendo tratar deste apaixonante tema em outro post. Por hora gostaria que os leitores refletissem sobre o fato de que praticamente em toda casa do nosso Brasil, raramente não é encontrado um exemplar da Bíblia. Desde as casas humildes, como também em mansões e palácios, hotéis, hospitais, etc., lá está ela. O silencioso, mas completo relato de Deus e de Sua vontade revelado ao ser humano.
Bom! Vamos ao texto mencionado!
II Tes 2: 7 a 12 (RA)
“Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. (grifo meu).
 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.”
Neste texto que traz em poucas palavras tantos ensinos, advertências e revelações, apesar da tônica negativa do mesmo, quero abordar a nota positiva que está nas entrelinhas, onde se percebe que existem os que acolhem o amor da verdade para serem salvos. Ao examinarmos as Escrituras aprendemos que a fé não é de todos, mas ao longo dos séculos sempre houve um remanescente que amou a verdade, às vezes com o custo da própria vida. Estes poucos não se interessam e não se satisfazem com nada menos do que a verdade. Vivemos em uma época onde esta palavra, verdade, perdeu o sentido de absoluto. Hoje nos meios acadêmicos é ensinado que tudo é relativo e com esta visão muitos perderam os absolutos referenciais da Bíblia. Nela nada é relativo. Tudo apresentado é absoluto.  Jesus declara em João 14:6 (Ra): “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Esta declaração é absoluta, pois os artigos o (caminho), a (verdade), e a (vida), estão no singular, apontando ser Ele a única possibilidade de se acessar ao Pai. Incrível que hoje temos até igrejas que pervertem esta verdade, e assim relativizam esta declaração absoluta, levando os simples ao engano.
Tanto neste texto, como no citado Mateus 24, vemos profecias que estão se cumprindo em nossos dias. O aparecimento do iníquo conforme demonstrado nestas e em outras porções bíblicas, será precedido e amparado por maciça adesão à mentira. A operação do erro atinge aqueles que não amam a verdade, ou sequer foram despertados para a existência da mesma.
Independente de sua confissão religiosa convido-o a refletir sobre sua posição a respeito, pois ela é cabal no que diz respeito à sua salvação. 
Rubens Rodrigues

11 comentários:

  1. Grande Rubens...poxa muito interessante o blog!! Gostei! Em que pese as questões que serão propostas neste espaço, serem polêmicas do ponto de vista de cada individuo! Creio que a questão da veracidade dos escritos bíblicos, bem como em relação a interferência, ou não, dos poderosos da época nas escrituras....deve ser objeto de pormenorizada pesquisa, para que tal questão seja espancada em melhor análise! Creio que um estudo mais aprofundado do tema, trazendo principalmente fundamentos mesclados entre textos bíblicos e arrazoados científicos, passando a objetividade que o tema necessita para ser compreendido pelos Homens! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe Jaquier, obrigado por sua visita e pelos seus comentários prezado. Os critérios científicos serão utilizados no que tange à autenticidade e preservação dos escritos bíblicos, assim como o amigo mencionou. Muito se especula e pouco de fato se conhece sobre o assunto, e sobre isto espero em Deus poder contribuir de alguma forma com os meus semelhantes.
      forte abraço e novamente obrigado por suas palavras de incentivo.

      Excluir
  2. Escrever é uma atividade gostosa, pena que poucos gostam de ler. Quando nos dedicamos a manter um blog precisamos entender que teremos um trabalho enorme e pouco ou nenhum reconhecimento. Minha esposa e filha mantem um blog e duas fanpage.
    Não quero com isso desanimá-lo, pelo contrário. Acredito no poder da palavra, seja aquela que sai das nossas bocas que tem o poder de abençoar ou maldizer ou e, principalmente na Palavra de Deus que é viva e eficaz. Então querido amigo bola pra frente que atrás vem gente. Se poucos ou muitos não importa, e sim que são pessoas sedentas da verdade.
    O apóstolo Pedro em sua 2 carta 3:16 diz que Paulo escreveu algumas coisas difíceis de entender, graças a Deus pelo Espirito Santo que além de interceder por nós, nos instrui a respeito da Palavra. Sempre que achar conveniente ou seja a todo tempo recorra a ele.
    Mistério da iniquidade
    Iniquidade quer dizer grave injustiça, crime, pecado ou seja, sem lei. Acredito ser exatamente isto que satanás está fazendo nos dias de hoje, levando o povo cristão a viver sem lei, sem restrições. Pela falta de conhecimento, rejeitamos a verdade que está em Cristo, nos afastamos da palavra e dos mandamentos de Deus.
    Voltamos ao pecado da rebeldia, ou seja, de uma forma sutil e poderosa muitos estão acreditando que “Deus não castiga o pecado”, mentira. Eva achou que era assim e deu no que deu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caro Oséas, obrigado pela visita e pelos seus úteis comentários e conselhos! Estou há um bom tempo adiando esta responsabilidade a qual acredito que será bem sucedida se eu "a todo tempo" recorrer a Ele, como me ensinou o prezado. Bendigo ao Senhor por vidas como a sua, a qual humildemente confessa em nome da Igreja atual que "rejeitamos a verdade que está em Cristo." Como diz o caro irmão Totó, "vivemos no período de Laodicéia, cegos, pobres, miseráveis e nus!" Entretanto o Senhor nos consola com a visão de que alguns estão ouvindo-O bater à porta, estão abrindo as portas, e Ele está acessando estas vidas. Creio firmemente que alguns tem recebido o amor (ágape como no grego) da verdade e tem encontrando descanso para suas almas. Que cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo! Grande abraço prezado irmão.

    ResponderExcluir
  4. Rubens o que ficou muito claro pra mim ao longo dos 20 anos que caminho nesta estrada "louca" do evangelho é que realmente alguns insistem em ajuntar mestres para si mesmos, más não é porque insistem que nós renderemos!
    Pois um dia já fui como "eles" e carecia da verdade e quando ela veio, me doeu até o ultimo fio de cabelo, más se temos Cristo por pedra fundamental, não há problemas em reformar sempre!

    "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
    Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos".
    2 Timóteo 4:3-4
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dani, entendo perfeitamente o que você quer dizer com " carecia da verdade e quando ela veio, me doeu até o ultimo fio de cabelo."

      Citando também um versículo do livro de 2 Timóteo 3:8
      " E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;"

      Estas 02 passagens apontam para os nossos dias, e certo irmão muito versado nas escrituras comentou que "estes tais que resistem à verdade, procuram imitar o poder de Deus, assim como os citados magos da corte de Faraó o fizeram."

      Com tudo isto sofremos, entramos em crise, mas o Senhor Jesus Cristo nos conforta com a verdade. O que me consola também é saber que o Senhor sempre reserva os Seus sete mil que não se dobram a baal.

      Obrigado pela força, pela visita e pelo comentário! Fraternal abraço!

      Excluir
  5. A verdade revelada por Deus em sua Palavra é simples direta e objetiva e já previu os tempos atuais de apostasia.
    O homem moderno crê no 'deus' que ele mesmo criou a sua imagem e semelhança, um 'deus' que é só amor, que só abençoa e que existe para satisfazer a seus desejos e tornar a sua vida mais feliz; um acessório que ele adquire levantando a mão ou fazendo uma profissão de fé;
    Quão distante estão das palavras do Mestre Eterno: "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lucas 9:23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão José Carlos, obrigado pela visita e pelos sóbrios comentários. Que o Senhor nos ajude a sermos fieis no pouco!

      Excluir
  6. Olá Amigo Rubens, está sendo um prazer deixar meu primeiro comentário neste espaço e desejar que se multiplique O AMOR DA VERDADE na vida de várias pessoas por aqui e na net, onde se tem de tudo; MAS, que por aqui se faça a diferença e com isso novas vidas sejam direcionadas ao Perfeito Relacionamento com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anderson, obrigado pela visita! Só tenho uma palavra para complementar seu comentário... Amém!

      Graça e paz te sejam multiplicadas prezado!

      Excluir
  7. Parabens,
    Que o Senhor continue a te usar cada vez mais como boca profetica, para anunciar as Suas Verdades.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir