terça-feira, 22 de maio de 2012

A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE DO UNIVERSO


                                    
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE SOU EU?

A pergunta acima, feita pelo Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos encontra-se registrada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, e poderia ser assim hoje interpretada: 

Quem eu sou para o povo?

As respostas naquele momento foram as mais diversas: “E responderam: João Batista; outros: Elias; mas outros: Algum dos profetas.”

Que tragédia! A esmagadora maioria do povo ao receber a visitação do Verbo Encarnado, o Deus Eterno que na Pessoa do Filho veio habitar entre os Seus,  desafortunadamente não o reconheceu e não o recebeu como tal! Pior que isto fizeram ainda, acabaram por rejeitá-lo e por matá-Lo, executando-o como a um malfeitor! 


João 14:11  Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

João 10:30  Eu e o Pai somos um.

Hoje, decorridos 20 séculos destes acontecimentos, as pessoas se tornaram mais sábias e iluminadas? Acertam agora a resposta a esta pergunta? Passaram a enxergar que Jesus é Deus? Compreendem que Ele tem a mesma natureza do Pai? Que Ele não é,  um tipo de avatar, uma espécie de cristo, um dentre tantos outros iluminados como muitos afirmam? Mas que Ele é Deus que Se manifestou trazendo "Graça e Verdade!"

 Quem é Jesus Cristo para você?  

É importantíssimo que você mesmo se faça esta pergunta, pois como disse certo homem piedoso: 

“Não faz diferença alguma o que você pensa a respeito de Buda, Sócrates, ou qualquer outro grande homem, mas é de vital importância o que você pensa a respeito do Filho de Deus! Esta compreensão tem peso eterno!”

Quem nEle crer tem a vida eterna, quem não crê, já está condenado!

Todas as pessoas têm suas próprias crenças e concordo que elas devam ser respeitadas, todavia quando se fala no conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, a mesma se revela única e exclusivamente nas Escrituras. Hoje os comentários semelhantes aos que foram proferidos pelo povo na época da visitação do Senhor, são até mais incorretos e variados, entretanto, o relato bíblico a todos nos adverte de que se não enxergarmos corretamente, não creremos corretamente.

Você crê no Cristo vindo dos céus!

Já ouvi várias pessoas de confissão cristã dizerem: “O meu deus não é o da Bíblia!” Ou mesmo: “Eu tenho um deus ou um jesus particular, que eu criei!” (ainda que não ousem dizer exatamente desta forma, o fazem com tantas outras palavras). Existem quadros, imagens e concepções particularizadas a respeito de Jesus, totalmente dissociadas da Pessoa que as Escrituras revelam.
Não raro ouço estas afirmações: “Jesus não agradou a todos!” Ou ainda: “Jesus tentou e não conseguiu! Mataram Ele!” Tais pessoas desconhecem que Ele como verdadeiro Deus, também se fez verdadeiro homem, possuindo Ele, e somente Ele estas duas naturezas em uma única pessoa, e em Sua primeira vinda se apresentou como servo sofredor, como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Esta dificuldade prosseguiu ocorrendo também no seio cristão, entre aqueles que O receberam e nEle creram. Nos tempos apostólicos, Paulo inspirado pelo Espírito Santo escreveu à Igreja que se reunia na cidade de Corintho: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado...”(grifo meu).

Há quase dois mil anos,  alguns dentre os cristão passaram a acreditar em um outro jesus, porque falsos mestres  passaram a anunciar este outro jesus”. Nestes tantos séculos decorridos, quanta distorção pior não aconteceu!

Místicos que desconhecem e desprezam as Sagradas Letras afirmam que Cristo habitou em vários homens, porem este conceito não encontra amparo algum nas Escrituras.

Ele afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Não um caminho, uma verdade, uma vida!
As Escrituras declaram: “Quem tem o Filho tem a vida!” Fora desta revelação todo o movimento religioso é inútil e vão. Inquirido pelos religiosos sobre quais seriam as obras de Deus, para que eles a fizessem Ele declarou: “A obra de Deus é esta, que creiais naquEle que Ele enviou. “

Após a pergunta mencionada no início deste artigo, tendo ouvido aquelas incorretas respostas, Jesus ainda perguntou a seus discípulos:

“E vós, quem dizeis que Eu sou?”  

Pedro se antecipou a todos e respondeu:

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” 

Note que Pedro não disse um cristo e sim “o Cristo”. Logo após ouvir a resposta do Apóstolo,  Jesus exclama que Pedro era um bem aventurado (recentemente fomos informados que a tradução literal destas palavras implica em se ter a felicidade de Deus), pois não foram a carne e nem o sangue que haviam revelado esta verdade a ele, e sim o Pai que está nos céus.

Fica portanto aqui novamente a pergunta:

QUEM É JESUS CRISTO PARA VOCÊ?
                                                                                                                Rubens Rodrigues

12 comentários:

  1. Quem é Jesus Cristo para você?
    Para mim mais que um abridor de portas ou um faz tudo como muitas religiões o apresentam é, sem dúvidas meu irmão amado. Alguém com quem tenho comunhão e de quem aprecio a companhia e almejo em um futuro - se perto ou não, não importa, estar ao lado eternamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário prezado Oséas, que o Senhor nos auxilie a nEle permanecer.

      abração

      Excluir
  2. Excelente amado irmão.
    Jesus Cristo é o Senhor !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vinicius, obrigado pela visita e pelo comentário!

      Amém, Jesus Cristo é o Senhor!!!

      forte abraço

      Excluir
  3. Jesus a expressão máxima do amor é antes de tudo a VERDADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, "e o Verbo se fez carne e habitou entre nós!" Que grande amor!!!

      Obrigado pela visita e pelo comentário prezada!

      forte abraço

      Excluir
  4. Parabens,
    Que o Senhor continue a te usar cada vez mais como boca profetica, para anunciar as Suas Verdades.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Edneia, obrigado pela visita e pelas palavras de fortalecimento.

      Deus continue abençoando a ti e a tua casa!

      Excluir
  5. Parabens pela iniciativa, continue firme.

    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas palavras de ânimo prezado Joelson, Deus continue te iluminando e te fortalecendo.

      Excluir
  6. Caro irmão,

    Eu poderia responder com minhas palavras mas gostaria que minha vida respondesse a essa pergunta na vivência diária de Sua Eterna vontade onde eu pudesse ter me colocado a sua inteira disposição sem pensar no meu próprio 'bem estar'.
    Eu gostaria que minha vida tivesse sido um tributo ao Deus verdadeiro mas muitas vezes tive que me lamentar dizendo 'Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? ' e apesar disso a resposta vem : Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!
    Graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor !!!
    Graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor !!!
    Graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor !!!

    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Carlos, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Me lembrei da passagem de Atos 22:6 a 10:

      "Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim. Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo. Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer."

      Note as perguntas de Paulo:

      1ª - "Quem és tu, Senhor?" versículo 8.

      2ª - "Que farei, Senhor?" versículo 10.

      Acredito prezado que todos que almejam andar neste Caminho precisam saber a resposta destas perguntas, exatamente nesta ordem, e a abordagem do post é exatamente neste sentido. Que o Senhor nos auxilie!

      Forte abraço!

      Excluir